Que influências sofrem as nossas famílias?

No Livro "A Família em Primeiro Lugar", o conhecido Dr.Phil McGraw, apresentador da série "Dr.Phil" e um dos especialistas mais destacados na área do comportamento humano, escreve o seguinte:

"Sei e sinto que,enquanto pais, partilhamos algums prioridades importantes. Tal como você, eu amo a minha família mais do que tudo no mundo e quero que estejamos todos em segurança, com saúde, felizes e que sejamos prósperos em tudo o que fizermos, tanto no seio da família como quando saímos para o mundo. (...)
Como pais, a nossa missão é tomar consciência de tudo o que pode ter um impacto potencial sobre as nossas famílias. Temos de desenvolver a sensibilidade particular em relação àquelas coisas que podem constituir uma ameaça para a nossa existência tranquila e feliz, quer essas ameaças provenham do mundo exterior, quer tenham origem dentro da nossa própria casa, nos nossos corações, ou nas nossas histórias pessoais.

As pessoas que entram no nosso mundo famíliar vêm dos mais variados universos: professores, treinadores, família alargada, colegas da escola e outros. Alguns são bem intencionados, outros não. Estas pessoas podem ter prioridades e valores que são diferentes das nossas e que podm afectar profundamente a forma de pensar, de sentir e de se comportar dos nossos filhos, bem como a sua personalidade adulta. O bombardeamento dos media pode destruir a moral e os valores mesmo das famílias mais coesas, se não tomarmos um cuidado especial para controlar e contrariar essas mensagens. A televisão, a música e os filmes fabricam heróis e ícons com uma completa insconsciência sobre aquilo que estes glorificam.

É nosso dever, enquanto líderes das nossas famílias, certificarmo-nos de que estamos a contrariar e não  a contribuir para esta loucura. Temos de assegurar-nos de que não ameaçamos as nossas famílias, a partir do interior, devido à nossa própria incapacidade de adaptação, devido a prioridades mal definidas e à ausência de liderança,ou porque usamos de forma errada os produtos e as técnicas da educação de que fomos alvo.

Como pais, não somos certamente as únicas influências nas vidas dos nossos filhos. Por isso, temos, pelo menos, de garantir que somos a melhor e a mais convincente."

Sem comentários:

Enviar um comentário